segunda-feira, 17 de julho de 2017

Descubra, como conseguir a velocidade de leitura ideal de forma simples.


O que é mais importante: ler depressa ou entender e memorizar o conteúdo que está sendo lido? Mesmo com todos os seus compromissos, Mark Zuckerberg é capaz de terminar um livro de forma eficiente em duas semanas. Interessante, não é mesmo? Você gostaria de saber como ele consegue fazer isso?
Hoje eu vou explicar sobre os tipos e a velocidade de leitura ideal para aprender muitos assuntos rapidamente. Quer saber mais? Fique comigo e acompanhe!

Não utilize a leitura “corrida”

Ao ler um conteúdo de maneira rápida e despreocupada, você perde o prazer da leitura e a compreensão do que está sendo lido.
Aí eu pergunto a você: vale a pena ler dessa maneira? É fato que lendo desta forma, você terá que retomar o assunto para entender o que está escrito e portanto o tempo gasto será maior.
Em casos de estudo para vestibular ou concurso eu não recomendo esse tipo de leitura vazia. Afinal, você precisa absorver os conteúdos e lembrar daquilo que leu para saber responder as questões das provas, não é mesmo?

Aprenda a calcular a velocidade da leitura

Você sabe a velocidade da sua leitura? Será rápida ou lenta? Não sabe? É bem simples: basta calcular a quantidade de palavras que você consegue ler por minuto. O teste funciona assim:
  • Escolha um texto qualquer.
  • Marque um minuto no seu celular ou relógio.
  • Inicie o cronômetro e comece a ler o conteúdo.
  • Quando o tempo de 1 minuto encerrar, conte o número de palavras que conseguiu ler.
Por exemplo: se você leu 150 palavras, é sinal de que a sua velocidade de leitura é de 150 palavras por minuto (p.p.m.).
Como poderemos saber se estamos lendo rápido ou não? É simples! Já existem parâmetros estabelecidos para que possamos monitorar nossa velocidade de leitura. Vamos ver alguns exemplos.
A leitura de 50 palavras por minuto, não é interessante para quem se dedica aos estudos, pois é lenta, há ocorrência do movimento labial e falha na compreensão do texto. A leitura de 150 palavras é de característica semiglobal, onde existe um aumento do campo de leitura, normalmente pessoas que têm em sua rotina o hábito da leitura.
Mas há pessoas que fogem da normalidade quando se fala em leitura rápida, é o caso da recordista de leitura rápida Anne L. Jones (campeã mundial de leitura rápida), ela chegou ao seu recorde quando leu 2.284 palavras por minuto, no entanto ela compreendeu apenas 53% do conteúdo lido.
Ao saber dessa informação, fica muito mais fácil monitorar se a velocidade da sua leitura está aumentando ou diminuindo.
Dica importante: se você tiver alguém por perto, peça para fazer algumas perguntas sobre o texto e desta forma, você constata se compreendeu o assunto. Afinal, não adianta ler rápido e não assimilar o conteúdo!
Para acelerar a leitura, você deve ler com mais frequência e fazer o teste repetidas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário